Rádio Interativa FM 101,7
Notícias

Mesmo após tragédia, quase 20 voos de balão não foram registrados em Boituva durante o feriado

Novo sistema obrigatório de cadastro foi ignorado por parte das empresas entre os dias 19 e 21 de junho. Falha no controle ocorre dias após acidente com morte e múltiplos feridos.

Por: Isabelle Yohana.
Em: 24 Jun 2025  10:04 

Mesmo após tragédia, quase 20 voos de balão não foram registrados em Boituva durante o feriado

Mesmo com a implementação de um formulário obrigatório para registro de voos, quase 20 balões voaram sem aviso prévio à prefeitura de Boituva (SP) durante o feriado prolongado, entre os dias 19 e 21 de junho. A medida de controle foi adotada após o trágico acidente com balão, ocorrido no dia 15, que deixou uma turista morta e 11 pessoas feridas.

A plataforma de cadastro foi criada pela Prefeitura de Boituva como parte das medidas de segurança para os voos turísticos. O formulário deve ser preenchido com pelo menos quatro horas de antecedência, no site oficial do município. Ainda assim, dos 83 voos realizados, apenas 65 foram devidamente registrados.

Na quinta-feira (19), foram cadastrados 8 voos, mas 15 balões foram ao céu. Na sexta (20), 12 registros foram feitos, mas 23 balões decolaram. Apenas no sábado (21) todos os 45 voos foram regularizados, e no domingo (22) não houve decolagens devido às condições climáticas.

A Prefeitura afirmou que não haverá punições neste primeiro momento, mas a Guarda Civil Municipal (GCM) tem orientado as empresas sobre a obrigatoriedade do cadastro. O foco atual é a fiscalização.

Outro dado que chama atenção é que, entre as nove empresas com CNPJ ativo em Boituva, apenas uma utilizou o formulário. Outras 21 empresas que atuaram nos voos são de fora do município, o que contraria a norma vigente. Para continuar operando, essas companhias devem regularizar o CNPJ em Boituva.

⚠️ Mais incidentes após acidente fatal
No sábado (21), outro pouso de emergência foi registrado em Sorocaba (SP), quando um balão que havia saído de Boituva precisou descer em um campo aberto devido à força dos ventos. Ninguém ficou ferido. O caso aconteceu menos de uma semana após a queda de um balão em Capela do Alto, que vitimou Juliana Alves Prado Pereira, de 27 anos.

Coincidentemente, no mesmo dia, outro acidente com balão deixou oito mortos em Santa Catarina, acendendo mais um alerta sobre os riscos dessa atividade.

Isabelle Yohana
Autor(a)
Isabelle Yohana

Criatividade e estratégia em ação! Responsável pela InterNews , participação no Bom Dia Interativa com o horóscopo e presença marcante no programa Conexão . Isa transforma ideias em conteúdo de impacto para a rádio!