Concurso autorizado para Polícia Penal de SP vai oferecer 1.100 vagas
O Governo de São Paulo autorizou a abertura de concurso público para a contratação de 1.100 policiais penais. As exigências incluem diploma de ensino superior, CNH categoria B e idade máxima de 35 anos. O salário inicial será de R$ 4.695,60. A banca organizadora ainda será definida.
Em: 2 Jul 2025 11:46

A Polícia Penal do Estado de São Paulo foi autorizada a realizar concurso público para a contratação de 1.100 novos policiais penais. A autorização foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da última quarta-feira (25), e a banca organizadora do certame será definida em breve.
O processo seletivo terá quatro fases eliminatórias: prova objetiva, prova de aptidão física e aferimento de estatura, prova de aptidão psicológica, além da comprovação de idoneidade e investigação social.
De acordo com a nova Lei Orgânica da Polícia Penal (Lei Complementar nº 1416/2024), os candidatos devem atender aos seguintes pré-requisitos:
Ter diploma de graduação em qualquer curso superior reconhecido pelo MEC;
Ter no máximo 35 anos até o encerramento das inscrições;
Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria "B", no mínimo;
Não ter tatuagens com símbolos ou inscrições que contrariem os valores éticos da corporação.
Esses critérios serão verificados por meio de exames médicos, psicológicos e toxicológicos, podendo ser exigidos durante o concurso e também no estágio probatório.
O cargo oferece remuneração inicial de R$ 4.695,60, conforme previsto na Lei Complementar n° 1.425/2025.
A publicação oficial do edital deve acontecer nas próximas semanas. O concurso promete atrair milhares de candidatos, já que a carreira na Polícia Penal oferece estabilidade e bom salário.

Isabelle Yohana
Criatividade e estratégia em ação! Responsável pela InterNews , participação no Bom Dia Interativa com o horóscopo e presença marcante no programa Conexão . Isa transforma ideias em conteúdo de impacto para a rádio!